O Carnaval por estas paragens é uma festa de arromba, mas não se utiliza o dinheiro do erário público nem da instituição escolar, exigisse às criancinhas que tragam tecidos, capas, espadas, coroas de casa… Num mundo onde há pouco de tudo, onde tudo merece um preço, exorbitante, ninguém no seu prefeito juízo deixa de dar de comer aos filhos para ter um baú de velharias repleto de roupas que possam servir para o Carnaval.
À minha Turma calhou a Bela adormecida. Tantas voltas demos que decidimos fazê-la à moda antiga: as fadas vestidas de branco, rosa e bege, a família real de verde e azul e os cavaleiros de cinzento, não esquecendo a fada má de preto. A turma estava radiante, cada qual com a sua espada e o seu escudo. As meninas de vestidos compridos e varinhas sem serem mágicas. No dia seguinte, vejo a Turma muito sentida, empolgada, desatinada e desesperada. Ao que consta na aula de …, as crianças foram humilhadas, como são muito exageradas preferi interpolar a professora que por acaso faz parte da mobília e manda alguma coisa na capoeira.
- Colega… o que se passa com as indumentárias da minha Turma?
- As fadas não vestiam aquelas cores mas sim de vermelho, verde e azul.
- Talvez, mas sabe o vermelho estava destinado às mulheres de má-fama, o verde e o azul eram cores nobres. O branco e o rosa simbolizavam pureza.
- A Turma não sabe a História.
- Como a colega disse à Turma e talvez tenha razão: “eu não percebo nada da história”.
- Eu, não disse isso. Foi o …!!!
- E quanto aos cavaleiros que a colega tanto riu. Eles acompanhavam o príncipe quando este descobriu a princesa. E, mais, agora como fico? A colega assume a responsabilidade do desfile da minha Turma, uma vez que eu não percebo de histórias?
- Não, não, não, só visto as meninas.
- Então gostava de lhe dizer que os meus alunos estão cheios de medo de si e da aula de ... Para além disso, os vestidos que as alunas já têm não podem ser forrados de papel crespo nem de plástico porque se chove ficam molhados e manchados.
Enfim, só me aparecem duques e malucos.
2 comentários:
Duques e malucos???
A mim parecem-me mobilias velhas, completamente, roidas pela traça, hehehehehehehe.....
Não te aproximes muito dessa mobilia para que não fiques também cheia de traça, deve de dar cá uma comichão... e o mal dessa gente é não ter quem lhes tire comichão, hihihihihi.....
De vemelho, branco, azul, verde ou rosa, o que é que isso importa??? Se as crianças não sabem a história...
O que importa é que se divirtam, afinal, é para isso que serve o carnaval, não aprendem nada com isso e não....
Ontem fiquei a saber que tenho um aluno que no ano passado faltou às aulas uns dias, justificação da encarregada de educação: "O aluno não foi às aulas por medo ao professor......."
Mas será possível que em pleno século XXI estas coisas aconteçam???
Enfim, anda tudo maluco.....
Olá Cristina,
Os alunos sabiam a história as duas: a tradicional e a moderna. Foi a desculpa infeliz da colega.
Infelizmente há gente frustrada que se vinga nos alunos.
Beijos,
Graça
Enviar um comentário