sábado, 25 de junho de 2011

ovelha ronhosa

Estive uns tempos sem postar, não consigo fazer uploads dos vídeos. Devo ter feito alguma coisa errada. As aulas terminaram para os alunos e para mim. Agora, tenho de enfrentar a burocracia do sistema. São tantos os relatórios, as fundamentações, os pareceres, as preparações para o próximo ano lectivo. E cansa tanta papelada inútil.
Já tenho saudades dos alunos, esta parte do ano é um suplício para mim. Não é só o facto de tratar da estupidez dos documentos, mas também o ter de olhar os colegas. No decurso do ano lectivo, a minha vida na escola resumiu-se à sala de aula e à sala de directores de turma. Na sala de professores podem ser contadas as vezes que lá entrei. Ia à dita sala quando tinha necessidade profissional de estar informada para fazer mais papelosidades.
Nem sempre sou assim uma ovelha ronhosa para os colegas, nem sempre olho para os demais com o sentimento de desprezo, de interrogar-me, interiormente, como é que esta criatura ainda não foi atropelada, seria um bem social. Estes sentimentos ruins só são despertados quando estou junto de gente ruim. Por isso, este ano lectivo, a aproximação dos alunos foi muito mais forte. Havia uma necessidade enorme de receber e de dar. E os alunos apesar de falsos"patacos falsos", por vezes, ainda têm laivos de sinceridade.
Esquecia-me da peça de teatro foi um sucesso. Os colegas, às escondidas uns dos outros, congratularam-me, pela organização, pela música, pela alta qualidade da peça de teatro... mas tudo nas costas uns dos outros. Na hora " H", os elogiados foram outros. Também não preciso, eu sei que sou muito boa no que faço, pois dedico-me a tudo com muito empenho e amor e tenho um leme: " Ou vai ou racha".
Durante a festa de encerramento do ano lectivo, fui nomeada para os óscares: de professora mais simpática, mais divertida e mais optimista. Não ganhei nenhum. Não foi nada que me surpreendesse. Eu ouvi a contagem dos votos. Não era para ser ouvida e também não estive atrás da porta para ouvir. Às segundas e quartas-feiras, dava apoio a um aluno, na sala de informática, e este espaço é contíguo à biblioteca. E ouve-se tudo. Para além disso, o meu sentido mais apurado é a audição. Na escola somos duas professoras com o mesmo primeiro nome, mas somos muito diferentes em comportamento. Uma do primeiro ciclo e outra do segundo ciclo. Todos os alunos que não sabiam o segundo nome e que escreveram só o nome de Graça, pela letra os colegas diziam: este é para a Graça do primeiro ciclo. Marosca sim, os votos não estavam identificados. Eu gosto da Graça é muito antipática para os alunos, fria, passa por eles como se não existissem. Mas comigo não tenho nada a dizer, rimo-nos das coisas que se passam e ainda conversamos abertamente quando é preciso. Por isso, fiquei calada. Pois é, dou-me bem com todos os alunos de todos os ciclos. Por isso, ensaiei uma dança com alunos do 2º ano, do 5º ano, do 6º ano e do 8 ano. Eu não sei dançar, mas sei brincar: e se levantar um braço e uma perna, abanar um pouco o esqueleto e fizer uma pirueta já tenho uns passos de dança. É tão bom estar no meio dos miúdos
Antes de terminar, chamei-me ronhosa, mas não me dou bem às custas dos outros, mas sim ao contrário, os ronhosos é que são dão bem às minhas custas.

          Vamos ver se é desta que consigo carregar o vídeo?!

1 comentário:

Filomena disse...

volta para junto de nós. Aqui todos te valorizam e te querem bem.

Beijos